SEO: O Guia Completo para Iniciantes

imagem demonstrando SEO

Para se ganhar dinheiro na internet com blogs é necessário que esse blog seja visitado pela maior quantidade de pessoas possível, e como uma das maiores fontes de visitas, se não a maior, são os mecanismos de busca, investir em SEO é extremamente importante, porque quem não é visto, não é lembrado.

Este artigo é um guia absolutamente completo, nele você encontrará informações extremamente detalhadas sobre Search Engine Optimization (SEO), não importando se você é um iniciante e não sabe nada sobre este assunto. A partir da leitura deste guia, você mudará de patamar e passará a entender como funciona a otimização de sites para os motores de busca.

Os tópicos do guia são:

  1. O que é SEO?
  2. Qual a importância do SEO para meu blog?
  3. Como os motores de busca funcionam?
  4. Como as pessoas realizam as buscas?
  5. Quais os tipos de busca?
  6. Como fazero o SEO
    1. SEO On-Page
  7. Pesquisando e escolhendo keywords
  8. Heading Tags
  9. Otimização de Imagens
  10. Link Building
  11. Guest Posts
  12. Artigos Patrocinados
  13. O que é Black Hat?
    1. Quais as consequências do Black Hat?
  14. Conclusão sobre SEO

Bora começar? 

Entendendo o SEO

Antes de começar a se aventurar na elaboração de estratégias de SEO e acabar fazendo Black Hat (falarei mais adiante), vamos entender o assunto para iniciarmos da maneira correta.

imagem demonstrando SEO

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é a otimização de sites para os motores de busca. Essa otimização é possibilitada através de um conjunto de técnicas e práticas aplicadas a um site visando melhorar o posicionamento do mesmo nos resultados das buscas realizadas nos motores de busca para as keywords escolhidas.

Ficou difícil para compreender? Não se preocupe, vou simplificar:

Imagine que você precise descobrir o que são gatilhos mentais, aí você vai no Google e digita: “O que são gatilhos mentais?”. Todos os resultados que aparecerem são chamados de resultados orgânicos, e a ordem que eles aparecem é, basicamente, definida através dessa otimização. Ou seja, quem fez um melhor trabalho de otimização aparece primeiro, consequentemente, recebendo mais tráfego de visitas do que os outros.

Qual a importância do SEO para meu blog?

Hoje em dia, com o crescimento repentino das redes sociais, isso tem diminuído um pouco, mas para muitos sites, os motores de busca ainda são as principais fontes de visitas pro seu blog, por isso vou te indicar um artigo onde falo sobre como criar um blog de sucesso.

A todo momento, pessoas pesquisam por algo na internet. O Google é o principal motor de busca da atualidade, cerca de 90% dos internautas utilizam ele, os outros 10% ficam divididos entre o Bing e o Yahoo!.

Como blogs são uma das fontes mais rentáveis da internet, e por mais que o conteúdo seja bom, se ele não for visualizado pelos visitantes não vale nada. Portanto, acho que ficou bem clara a importância de otimizar o seu site para aparecer cada vez mais acima nos resultados de busca e ganhar cada vez mais dinheiro, não é mesmo?

Como funcionam os motores de busca?

Podemos dizer que os motores de busca realizam, basicamente, duas funções principais: a primeira é navegar, rastrear e indexar os bilhões de endereços que existem na web, e a segunda é exibir os resultados de acordo com as consultas (pesquisas) realizadas pelos usuários. Todo esse processo é chamado de Crawling and Indexing (Rastejar e Indexar).

É importante saber que o Google não põe pessoas para ficarem analisando cada site existente na web (isso é humanamente impossível, já que são bilhões, se não trilhões, de sites), por isso, os encarregados para realizar este serviço são os robots (robôs).

Os robots, também chamados de crawlers (rastreadores) ou spiders (aranhas), precisam de uma maneira de rastejar toda a web para analisar e indexar tudo que lhes for compreensível, de acordo com o nível de otimização, e o caminho mais fácil para eles são os links.

Os links (ligações) são a maior forma de interligação da internet. Seja ele inserido em um texto, imagem ou botão, os links tem o objetivo de ligar uma página à outra. E é através deles que os crawlers varrem a web e indexam tudo que podem, guardando assim os dados para que seja possível ao usuário humano encontrar através das pesquisas nos mesmos. Estes dados são armazenados nos Data Centers.

Como as pessoas realizam as buscas?

Para traçar uma estratégia de otimização, é importante saber primeiro como as pessoas realizam as buscas. Não há mistério, é de fato bem simples:

  1. A pessoa tem uma dúvida;
  2. Ela formula essa dúvida em uma série de palavras e frases;
  3. Digitar essas palavras e frases no campo do motor de busca;
  4. Os motores de busca analisam as palavras digitadas pela pessoa e exibem os resultados mais aproximados ao que ela procura;
  5. A pessoa analisa esses resultados através dos títulos e descrições e clicam no que julgam mais apropriado;
  6. Se o conteúdo clicado não for suficiente, ela volta aos resultados e escolhe outro, caso os outros também não sejam suficientes, ela reformula as palavras e frases digitadas até encontrar o que está procurando.

Acho que a imagem abaixo pode simplificar isso:

como funciona o motor de busca

Esta é uma montagem com imagens retiradas da própria internet.

Quais são os tipos de busca?

Basicamente, podemos categorizar as buscas em 3 tipos diferentes, vejamos:

As buscas transacionais – onde os usuários procuram uma espécie de ajuda. Exemplo: Como Criar um Blog de Sucesso?

As buscas informativas – onde os usuários procuram uma informação específica. Exemplo: nome completo do Lula.

E por último, as buscas de redirecionamento ou de navegação – onde os usuários procuram o endereço de alguma página. Exemplo: Facebook, Mestre da Renda Extra.

Como Fazer SEO

Agora que já passei para você uma boa introdução ao assunto, acredito que você já esteja apto para começar a aprender alguns passos importantes para a elaboração de um site com boa estrutura de SEO.

Basicamente, o Search Engine Optimization é divido em 2 categorias, o On-Page e o Off-Page. Como já diz o nome, o On-Page é a parte estrutural do site e o Off-Page é a parte externa, basicamente, o link building (falarei mais adiante).

SEO On-Page (Interno)

Como falei no parágrafo anterior, o On-Page é feito na parte interna do site, mais precisamente na estrutura dele.

SEO Off-Page (Externo)

O Off-Page é a parte mais complicada da otimização, já que grande parte dela não depende só de você. Consiste em fazer link building (construção de links), ou seja, conseguir que outros sites citem o seu.

Pesquisando e escolhendo as keywords

O ponto de partida para qualquer estratégia de otimização é escolher por quais keywords (palavras-chave) você entrará na briga para estar entre os 10 primeiros resultados do Google.

Você deve criar uma lista com os principais termos que você deseja que seu site concorra entre os primeiros. Estes termos precisam descrever o seu site e o seu nicho de mercado; também é interessante pesquisar alguns termos que seus concorrentes utilizam(você pode descobrir utilizando o próprio Keyword Planner ou SeM Rush) e também utilizar o Analytics para captar as keywords que já lhe trazem tráfego orgânico.

Vamos supor que eu queira criar um blog sobre direção de automóveis, que vai ajudar as pessoas a entenderem o que realmente é dirigir um automóvel e como perder o medo de dirigir. Então, listarei as principais palavras-chave que escolhi para concorrer abaixo:

dirigir;
medo de dirigir;
como aprender a dirigir;
aulas de direção;
aprendendo a dirigir;

Depois de ter escolhido, chegou a hora de entrar no Keyword Planner e digitar todas elas na ferramenta para fazer a análise. No exato momento em que escrevo este artigo, as métricas desses 5 termos se encontram assim(pode mudar com o passar do tempo):

Como você pode analisar na imagem acima, ambas têm uma média de pesquisas mensais boa, entre 1.900 e 6.600, e a concorrência de quase todas é baixa, exceto a da primeira que é média. Ao meu ver, e acredito que ao seu também, o custo/benefício destes termos é muito bom, porque as buscas são relativamente altas e a concorrência não é tão grande.

Aquela “precificação” ao lado da concorrência é o lance sugerido para o termo, que serve quando você quer comprá-la para uma campanha de anúncios do Google Adwords. Se você não quiser comprar, ele não serve para nada, mas pode haver um truque escondido ali: é bem possível(não há pronunciamento quanto a isso) que quanto maior o preço, mais concorrida e difícil de ranquear seja a keyword.

Uma outra ótima ferramenta para fazer esta pesquisa, de forma ainda mais avançada e completa, é a SEMRush.

Heading Tags

Existe uma hierarquia de escrita HTML que a gente chama de Heading Tags (Tags de Cabeçalho), que são utilizados para destacar os títulos e subtítulos do site, divididos em 6 níveis hierárquicos(H1, H2, H3, H4, H5 e H6).

O título principal do site, aquele que aparece na barrinha do navegador, não é uma heading tag, ele aparece dentro da tag title. Já o título principal do conteúdo de um site, como o título de um artigo (nos blogs) ou de uma notícia (nos portais) devem aparecer dentro da H1.

O H1 possui um destaque maior(porque é o primeiro do nível hierárquico), portanto, ele deve ser o elemento de texto mais visível da página. Os motores de busca priorizam alguns elementos das páginas, como o título, os trechos em negrito e as heading tags. Assim, eles conseguem determinar o principal assunto abordado na página.

As outras 5 heading tags(H2, H3, H4, H5 e H6) são utilizadas nos sub-títulos.

Otimização das Imagens

As imagens também fazem parte do site, portanto, também devem ser otimizadas para melhorar a qualidade do SEO. A otimização das imagens é dividida em duas etapas: a otimização do código e a otimização do tamanho.

A otimização do código, basicamente, consiste em aplicar palavras-chave relacionadas ao conteúdo dentro das tag alt e tag title da imagem destinada ao tal conteúdo. Exemplo: ao digitar “Cristo Redentor” no Google Imagens, ele exibiu os seguintes resultados:

Bom, o Google exibiu justamente o resultado que eu queria, então os robôs são inteligentes, certo? Errado. Os robôs apenas leram o código HTML das imagens e encontraram as palavras “Cristo” e “Redentor” dentro delas e mostrá para você, isso é a otimização de código.

Dentro do src=”endereço da imagem“> você irá adicionar uma descrição da imagem através do atributo alt antes de fechar o código HTML. Ao fazer isso, o código deverá ficar assim: src=”endereço da imagem” alt=”descrição da imagem com palavra-chave”>.

Já a otimização de tamanho, como já diz o nome, consiste em reduzir ao máximo o tamanho de uma imagem sem haver perda de qualidade. Essa redução não é no tamanho em pixels de uma imagem, e sim o peso dessa imagem, a quantidade de espaço ela usa para ser armazenada e carregada no site.

A otimização de tamanho faz parte da usabilidade, porque nenhum usuário gosta de ficar esperando vários minutos uma imagem carregar para poder ver o seu conteúdo. Como o Google está cada vez mais focado no usuário, se ele entrar e sair da sua página por causa da demora no carregamento, sua taxa de rejeição vai aumentar, com isso, suas posições no ranking podem despencar.

Principais dicas para otimização de imagens:

Não deixe nomes padrão nas imagens (exemplo: Img1234);
Utilize palavras relacionadas ao conteúdo em que a imagem está sendo anexada;
Preencha as tag alt e tag title com a dica anterior.

Link Building é essencial para o SEO

O Link Building é o processo de reunir o máximo de links externos direcionando para seu site. O processo de conseguir esses backlinks e as técnicas utilizadas para isso são bem diversos, é necessário criatividade e em alguns casos sorte, para encontrar alguém bonzinho o bastante para citar e “linkar” seu conteúdo.

Os motores de busca entendem que quanto mais links o seu site recebe, maior é a qualidade que ele tem, porque se tem gente recomendando ele, é porque realmente é bom. Portanto, fica fácil entender que quanto mais backlinks de qualidade, melhor será seu posicionamento.

Guest Posts no SEO

Uma ótima maneira de conseguir backlinks para fazer link building é através dos guest posts.

Guest Posts são artigos escritos por um autor convidado ou que se ofereça para escrever um artigo para o site. Produzir conteúdo de qualidade para outros sites de graça parece loucura né?

Mas veja os benefícios que você terá:

O tão sonhado backlink (publicar em blogs relevantes é uma forma garantida de receber alguns desses links);
Alcance de uma nova audiência (por mais que o outro site seja do mesmo nicho que o seu, é quase impossível que não haja alguém que ainda não conheça o seu trabalho);
Reconhecimento do público-alvo como autoridade no assunto.

Guest Posts são realmente vantajosos, desde  que muito bem escritos e o principal: escritos para os lugares certos.

Artigos Patrocinados

Basicamente, artigos patrocinados são guest posts escritos em sites que não aceitam guest posts, ou seja, você terá que comprar o artigo. Consiste na compra do espaço dos artigos de um blog que esteja disposto a publicar um conteúdo como você deseja que seja publicado. Você tem total controle sobre o que será publicado naquele artigo específico, porque é você mesmo quem irá escrevê-lo.

De qualquer forma você terá os mesmos benefícios que os guest posts, mas terá de pagar por isso.

Não pratique Black Hat de forma alguma

Black Hat é um termo comum na internet que indica práticas ilícitas, dentro do ramo do SEO, se referem às técnicas que visam burlar o algoritmo dos motores de busca para alcançar um índice maior de “otimização”.

O que é Black Hat?

O Google atualiza frequentemente seu algoritmo de busca, visando oferecer aos usuários os resultados mais relevantes à sua pesquisa. Os primeiros resultados são os de sites mais bem otimizados, escolhidos dentre 200 critérios (variáveis) diferentes.

Evite práticas como:

Utilização de links ocultos, visando o clique inocente do visitante (muito comum em anúncios CPC);
Não pratique Keyword Stuffing (repetição exagerada de palavras-chave em uma página);
Utilização de keywords irrelevantes apenas para ranquear e receber tráfego;
Prática de Cloacking (Apresentar para os mecanismos de pesquisa uma página em HTML com texto e, ao mesmo tempo, exibi-la para os usuários como uma página de imagens ou Flash).

Quais problemas o Black Hat pode causar no SEO?

Basicamente, se o Google descobrir seu site praticando black hat ele tomará uma entre as 3 decisões abaixo

Desconsiderar de seu algoritmo a irregularidade e não penalizar seu site;
Penalização do seu site com queda nos resultados;
Desindexação total do seu site de seu sistema.

Enfim, seja honesto e conquiste seu espaço entre os 10 primeiros por mérito e você não terá nenhum problema.

Conclusão sobre SEO

Depois de ter lido este Guia Completo Para iniciantes, você está apto a começar a se aventurar no ramo sem errar tanto quanto se começasse sem esse conhecimento. O motivo de eu ter escrito esse artigo sobre Search Engine Optimization é que o assunto é muito importante para que quer ganhar dinheiro com blogs na internet.

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo. Qualquer dúvida, sugestão ou elogio, pode ser deixado através dos comentários abaixo, que serão devidamente respondidos.

Até o próximo artigo!

Não seja um colecionador. Compartilhe com quem você AMA!

Deixe um comentário